Chegando a Bilibiza

hufan Africa, De Joanesburgo A Bilibiza, Moçambique, Moçambique 2015, Não categorizado, Viagens Leave a Comment

Ismael chegou ontem na ilha de Moçambique. Tivemos um jantar muito agradável com comida requintada e boa conversa até a noite.
Esta manhã nós acordamos cedo para ir para o único banco que existe na ilha e em seguida, para continuar nosso caminho para o norte do país.
A razão por que temos que ir ao banco é para receber uma transferência de dinheiro feita em nosso nome no Wester Union, porque nosso cartão do banco chines Union Pay não funciona em Moçambique, então ficamos sem dinheiro e sem possibilidade de retirar diretamente através de um ATM.

Infelizmente, pela questão da falta de energia não há  sistemas eletrônicos neste banco e não pode dispensar o dinheiro que temos em Western Union. Então Ismael pacientemente leva nos num tour onde visitamos 4 bancos com o mesmo problema. Finalmente, encontramos um que sim faz operacionais e que pode dispensar o dinheiro de Wester Union.

Cruzando os dedos enquanto eles fazem a operação e finalmente, entregá-lo para nós. É meio-dia agora vamos até a interseção onde passa o ônibus que nos levará para o norte. Lá comemos um almoço simples com Ismael. Existem pessoas ao nosso redor que observam nos, de repente chega o ônibus e corremos literalmente para lhe apanhar. Em quanto a gente se levantar da mesa, um grupo de jovens e adultos correm ate os restos de comida e os ossos sob a mesa. Tanta miséria e muito triste. Nós dissemos adeus com afeto e gratidão ao nosso amigo Ismael e embarcamos no ônibus.

Agora são as 16:00 horas e ainda estamos a 6 ou 8 horas para chegar para BIlibiza. O ônibus vai em direção a Pemba mas temos que continuar para o norte na direção de Mueda e parar na saia de interseção número 19. Assim que descemos, levamos nossa bagagem e começamos a caminhar ao longo da estrada empoeirada.

Ao longe vemos uma pick up que vai para o norte. Leva muitas pessoas e pacotes, mas ao ver-nos pára e espera por nós. Corremos para alcançá-lo, chegando nos percebemos que estão tão cheio que parece não haver mais espaço para nós. De repente o coletor (o homem que recolhe o dinheiro da passagem), consegue abrir espaço entre os passageiros. Então, entramos com    tudo e bagagem e sentamos junto com os outros.
Como a estrada está cheia de buracos, todas as pessoas na parte de atrás saltamos com o único apoio das costas e nossos corpos pegados uns contra os outros para amortecer os golpes. O motorista tenta desviar esses furos e sentimos que estamos em uma montanha russa. O transporte vai relativamente a boa velocidade em comparação com os ônibus que foram testados até agora, mas ainda não deixa de assustar-nos.

Faz uma hora e meia que notamos que crepúsculo começa e em menos de quinze minutos tudo escuro ao nosso redor. Mas isso não é tudo, também começa a chover e o motorista inconscientemente também aumenta a velocidade. O coletor busca rapidamente uns plásticos grandes que da aos passageiros localizados nos cantos e lados do quadrilátero para ajudar e cobrir aos demais também. Os passageiros do centro são precariamente resguardados porque o vento sopra forte e os plásticos tomam forma de pára-quedas. Na realidade todos nós estamos molhando… Tudo é escuro ao nosso redor. Carregamos a perna dormidas devido à falta de movimento e posição incomodá, somos como sardinhas em uma lata apertadas ao lado das outras. Está tudo molhado e o vento  forte bate nossos rostos e move os plásticos sobre nossas cabeças. Nós ficamos nervoso por a velocidade, além da chuva e a tentativa do condutor em desviar dos buracos. Existem muitas crianças aqui, alguns relaxam e adormecem com suporte no colo de um estranho. Escutamos as pessoas falar, ser solidariedade com os companheiros da viagem… Este deve ser o que os refugiados sentem quando ilegalmente cruzam fronteiras ou tentam escapar da realidade de seus países.

Pelo menos, a coisa boa é que estas pessoas ainda riem, falam e atuam como se nada fora do comum, desconfortável ou perigoso esta acontecendo.

A noite fechada em seu infinito preto. Algumas nuvens cinzentas de chuva e algumas estrelas de brilho podem ser vistos no céu. Após 4 horas a pick-up pára no número de interseção 19; e apesar de sabermos que continuaremos a não viajar esta noite e não há nenhuma casa de hóspedes neste mesmo lugar que nós decidimos sair, com a garantia de que vamos resolver nada está presente para nós.

Do outro lado do cruzamento, vemos alguns barracas com luz de velas. Aproximamo-nos e pedimos o proprietário de um fornecimento de alimentos se ele soube de algum lugar onde possamos passar a noite. Em suma, dizemos para ele quem somos e nossas intenções em Bilibiza. Ele nos pede para esperar um pouco, em tanto nos oferece algumas cadeiras onde nos sentamos enquanto bebemos algo para nos refrescar. Depois de um tempo, nosso novo amigo retorna indicando que há uma pequena sala com uma cama em casa que nós pode oferecer para ficar essa noite. Pensamos que talvez alguém está dando seu espaço para que nos tenhamos posada, mas no momento não há muito o que fazer; só aceitamos gratamente e decidimos que amanhã  pagaremos para o quarto como um sinal do nosso apreço… Depois disto, vamos descansar.

Está escuro, são as 06:30 da manhã e já estamos preparados para apanhar o primeiro transporte ate Bilibiza.

A estrada estreita de pó é completamente irregular e o motorista deve conduzir com cuidado, mas se, em breve estaremos novamente BIlibiza.

Após de cerca de 3 horas, descemos  e começamos nossa caminhada na direção da casa de nossos amigos. Torna-se difícil de mover com tanta bagagem em um terreno tão areoso e cheio de buracos e pequenos canais. O carregador vira e cai com todo o bagagem cada dez passos que seguimos em frente. Mas finalmente chegamos!
Agora estamos rodeados por crianças e sentado s na frente da casa do nosso amigo Damião, que ainda não volta do campo. Então esperamos enquanto sorrimos felizes apreciando a sensação de alcançar um objetivo: mais de 4 dias se passaram no total que estamos viajando e mudando o transporte desde que saímos de Zhengzhou até chegar aqui. Finalmente chegamos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *